terça-feira, novembro 02, 2010

Depilação.





Mas afinal, o que é foliculite?



Infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação.
Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pelos, sendo frequente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).

Manifestações clínicas

Quando superficial, a foliculite caracteriza-se pela formação de pequenas pústulas ("bolhinhas de pus") centradas por pelo com discreta vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pus, aparecendo apenas vermilhidão ao redor dos pelos. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto amarelo (pus) no centro. Pode haver dor e coceira no local afetado.

Onde a minha foliculite é mais forte é na coxa, portanto, não me depilo nessa região, com nada, de jeito nenhum. E virilha, parte de baixo da perna e axilas eu depilo com a gilete, como já disse.
Tem muita gente que é super contra o uso da lâmina, mas olha, para a minha pessoa dá super certo. O cuidado que precisa se tomar é para não usar a lâmina quando ela já estiver gasta, porque, lembrem-se, a gilete é descartável e se continuarmos usando ela quando já estiver gasta vamos machucar a pele e a foliculite vai aparecer do mesmo jeito.
O ponto negativo da gilete é o curto tempo de duração da depilação. No meu caso já me irrito com os pelos crescendo logo no dia seguinte, mas isso varia de pessoa para pessoa.
Antes de passarmos a lâmina na pele devemos "hidratar" a parte a ser depilada. Pode ser com creme próprio para isso (parecido com o creme de barbear dos homens, mas existem especiais para mulheres), sabonete ou condicionador.
Tem gente que usa creme hidratante para se depilar com gilete, mas olha, eu não recomendo, porque caso você se corte com a lâmina a dor que isso vai causar quando o creme entrar no corte vai ser algo muito próximo do insuportável.

Existe no mercado diversas marcas e tipos de giletes para nós, mulheres e a marca Gillette tem um site especialmente para isso. O Gillette Prestobarba 3 feminino. Ele vem com 3 lâminas, o que torna a depilação mais rápida e fácil, e a cabeça é móvel, o que faz com que ele "se encaixe" melhor nas diferentes áreas a serem depiladas.
Uma dica interessante é depilar as pernas no sentido contrário ao crescimento dos pelos e a virilha no mesmo sentido do crescimento dos pelos, já que é uma área mais sensível.

Bem, e vocês, como se depilam? Já sofreram com a foliculite?


Créditos para TPM Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário