quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Pés Saudáveis Durante o Carnaval.

http://www.lazerbeleza.com/wp-content/uploads/2011/02/dicas-para-cuidar-dos-p%C3%A9s-durante-Carnaval.jpg
Carnaval é sinônimo de festa, agitação e não podemos negar que é um dos eventos mais conhecidos e esperados do país. Opção de diversão é o que não falta, mas seja qual for a sua escolha, é preciso cuidar do corpo e do pé para aguentar a folia. 
O podólogo e coordenador técnico Doctor Feet, Alessandro Guerra, dá uma dica simples, porém eficiente para não perder o rebolado na hora de sambar: escolha sapatos confortáveis. Os sapatos apertados podem causar ferimentos e unhas encravadas.

Além disso, no caso de Micaretas e Trios Elétricos, para os eventos feitos de rua, o especialista diz que o ideal é que os sapatos sejam fechados para proteger de materiais que possam machucá-los, como cacos de vidro, pedras. O sapatos baixos também são ótimos para evitar torções e quedas.
Vale lembrar que os sapatos fechados causam suor em excesso, oportunidade para os fungos se proliferarem, causando o temido chulé. “Não usar os mesmo sapatos todos os dias, e nem tão pouco as meias, pode ajudar a minimizar o problema. Existe uma receita caseira que pode ser utilizada: para cada litro de água coloque uma colher de sopa de água sanitária e deixe os pés de molho”, orienta a podóloga Eni Lima.
Outra dica importante é evitar retirar totalmente as cutículas das unhas e lixar demais a sola dos pés, pois essas são proteções naturais do corpo que impedem a formação de infecções por bactérias, calos, frieiras e, principalmente, o aparecimento de bolhas.


Depois da festa 


Confira algumas dicas do podólogo para não sofrer depois de uma noitada durante o Carnaval:

Após a folia, uma boa dica é fazer escalda-pés com água morna, juntado de 2 a 3 gotas de óleo essencial de melaleuca, que tem ação antifúngica, ou óleo essencial de lavanda, que  é relaxante. Caso não encontre os óleos à venda, vale juntar a água a um bom punhado de sal, que ajuda na circulação.
Massageie os pés e pernas com um hidratante à base de menthol e coloque os pés para cima por pelo menos 15 minutos. Esse processo ajuda a melhorar a circulação e, ao mesmo tempo, provoca sensação relaxante.
Não se deve furar as bolhas para não possibilitar a entrada de microrganismos. Os ferimentos devem ser higienizados e cobertos com curativos esterilizados.
Procure sempre orientação de um profissional podólogo para que os pés não fiquem com sequelas indesejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário